terça-feira, 26 de outubro de 2010

Plantas Tóxicas VS Animais Domésticos

Luna (a minha cadela)
Uma das causas mais frequentes das intoxicações dos nossos animais são as plantas que podemos ter em casa ou no jardim. Sem o sabermos, algumas das espécies que alegram o nosso espaço podem provocar alguns problemas como gastrites, estomatites, entrites etc... que podem levar à morte do animal. Este post tem como finalidade, a identificação de algumas das espécies tóxicas mais frequentes nas nossas casas e os seus efeitos sintomáticos nos animais.
Dieffenbachia picta
Nome comum: Comigo-ninguém-pode
Parte tóxica:  Todas as partes da planta
Descrição botânica:  Planta de folhas grandes e brilhantes, com manchas brancas ou amarelas na pagina superior. 
Sintomas: A ingestão e o contacto podem causar sensação de queimadura, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vómitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contacto com os olhos pode provocar irritação.


Monstera deliciosa
Nome comum: Costela de Adão
Parte tóxica: Folha
Descrição botânica: Folhas grandes e perfuradas, com longos pecíolos (pé de folha).
Sintomas: A mastigação da sua folha provoca intensa irritação e edema nas mucosas da boca, faringe e laringe. Nos casos mais graves, pode causar náuseas e vómitos, sensação de queimadura, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contacto com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.




Nerium oleander
Nome comum: Loendro / Oleandro / Loureiro-rosa / Espirradeira
Parte tóxica: Todas as partes da planta.
Descrição botânica: É uma planta muito rústica, ramificada e com folhas lanceoladas (em forma de lança); as suas flores podem ser brancas, rosas, amarelas e vermelhas. 
Sintomas: Esta planta provoca queimaduras na boca, salivação, náuseas, vómitos intensos, cólicas abdominais e alterações nos batimentos cardíacos que pode levar à morte.



Zantedeschia aethiopica
Nome comum: Jarro / Copo de leite 
Parte tóxica: Todas as partes da planta.
Descrição botânica: Planta de folhagem verde brilhante; flores firmes e duráveis, grandes e com tonalidades brancas.
Sintomas: O contacto ou ingestão causa inchaço na boca e língua, náuseas, vómitos, diarreia, salivação intensa e dificuldade em engolir. O contacto com os olhos provoca irritações e lesão da córnea.


Datura suaveolens
Nome comum: Saia Branca / Trombeteira
Parte tóxica: Todas as partes da planta.
Descrição botânica: Arbusto 2/3m alt., folhas alternas, inteiras e de pecíolos curtos, assimétricas na base. Flores pendentes em forma de cálice, com tonalidades de brancas a creme.
Sintomas: A ingestão causa secura na boca, taquicardia, dilatação das pupilas, agitação, alucinação, hipertermia (aumento da temperatura corporal) e em casos mais graves pode levar à morte do animal.


Tulipa hybrida
Nome comum: Túlipa
Parte tóxica: Todas as partes da planta.
Descrição botânica: As folhas da túlipa podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas. A flor surge solitária no centro da folhagem, a mesma pode ser simples, com seis pétalas ou dobradas, de diferentes cores e variedades.
Sintomas: Provoca aos animais vómitos intensos, diarreia, depressão e hipersalivação.





Euphorbia pulcherrina
Nome comum: Planta de Natal / Cardeal
Parte tóxica: Todas as partes da planta.
Descrição botânica: A sua folhagem pode variar na textura, porte e tamanha. As flores podem ser de coloração vermelho, rosa, amarelo ou branco. É muito utilizada na decoração de natal, principalmente a de tonalidade vermelha.
Sintomas: A sua seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor, queimaduras e coceira. Em contacto com os olhos provoca irritação, lacrimejamento  e dificuldade de visão. A ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.


De hoje em diante tenha mais atenção no interesse que as plantas despertam no seu animal e nas reacções que o mesmo tem quando está junto delas. Caso seja necessário isole-as, de forma a evitar um possível contacto, entre o animal e a planta!

Sem comentários:

Enviar um comentário