quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Relvados/ Gramados – Luz; Sombra, Ventilação


A luz é o principal motor de crescimento vegetal, é através da luz e captação de CO2 atmosférico que a planta realiza a fotossíntese, assimilando o carbono e realizando a síntese de açúcares. A ausência de luz vai diminuir a produção de carbohidratos logo menor vigor, menor crescimento radicular e menor afilhamento bem como menos folhas e mais finas tendo como resultado menor densidade. A tolerância ao frio, calor, doenças e a competição com infestantes diminui, assim como a capacidade de recuperação após desgaste e consequentemente diminuição do número de horas possíveis de utilização.
Sombra - arquitectura dos estádios, edifícios fronteiriços ou árvores (em espaços ajardinados ou campos de golfe) criam zonas de sombra onde a temperatura é mais baixa, assim ao projectar o sistema de rega deverá ser tomada em linha de conta as zonas de ensombramento bem como o tempo a que a relva está sujeita a este stress. A humidade do solo em zonas sombrias tem tendência a manter-se pois evapora menos assim pode sofrer aquecimentos e esfriamentos rápidos, tornando a planta mais susceptível às agressões ambientais. É muito frequente nestas zonas o aparecimento de musgos e algas.
A ausência de ventilação vem acentuar as agressões sentidas pela planta devido às altas ou baixas temperaturas bem como a humidade excessiva nestas zonas o que torna a planta passível ao ataque de fungos e menos resistente ao tráfego e qualquer stress que se faça sentir como aplicação de Fitofármacos, golpes de frio ou calor.
Quando estamos perante temperaturas elevadas, em pleno sol, poderá um relvado comportar-se como se estivesse à sombra, os estomas fecham e as plantas deixam de fazer trocas gasosas perdendo a capacidade fotossintética. Para ajudar na abertura dos estomas deve ser feita uma aplicação de água ligeira (syringe) com a finalidade de arrefecer a superfície foliar e proporcionar a abertura dos estomas e consequentemente as trocas gasosas e a realização da fotossíntese. Esta técnica - syringe – deve ser feita durante o dia quando as temperaturas estão de tal modo elevadas que as gramíneas se torcem sobre si como mecanismo de defesa para não desidratarem.
Assim promover a ventilação, ter a quantidade de luz necessária à realização da fotossíntese e temperaturas amenas favorece a sanidade dos relvados.
Global Relva (Global Turf Network)
Written by Filipa Mateus De Almeida
Wednesday, 02 February 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário