quinta-feira, 31 de março de 2011

Acabe com as lesmas e caracóis no seu terreno de forma biológica!

Lesma numa folha

As lesmas e os caracóis aparecem no terreno assim que este se torna mais húmido. Por isso, este post tem como finalidade, dar-vos umas dicas biológicas, de forma a  desencorajar e eliminar esta praga:

  • Colocar plantas repelentes, por exemplo: Begónia, Rosmaninho, Saponária, Absinto entre outras;
  • Colocar um ou mais tijolos e todos os dias destruir os moluscos que aí se alojaram;
  • Fazer pequenos caminhos de cinza, serradura ou casca de ovos esmagados, com largura de 1m, a rodear as plantas a proteger;
  • Se tiver galinhas ou patos deixe-os passear no terreno antes de instalar a cultura;
  • Como isco pode fazer uma mistura de cerveja com farinha. Colocar essa solução num copo e enterre-o, deixando só os bordos do mesmo à superfície;
  • Elimine as ervas infestantes e os restos das culturas;

PLANTAS REPELENTES

Absinto (Artemisia absinthium L.)

Begónia (Begonia sp.)

Saponária (Saponaria officinalis)

Rosmaninho (Lavandula sp.)

Mulching ou Empalhamento

Mulching numa plantação de tomate

Mulching ou empalhamento é uma técnica de cobertura do solo. Os materiais a utilizar são orgânicos, como por exemplo: Palha, casca de pinheiro, composto, serradura, relva, mato triturado e folhas variadas entre outros. A espessura desta camada situa-se entre os 10-20cm.

Vantagens:
  • Impedir o crescimento de infestantes;
  • Proteger as culturas do frio e do calor;
  • Manter estável a humidade e temperatura do solo;
  • Fertilizar o solo gradualmente;
  • Estimular a vida microbiana e as minhocas do solo;
  • Impedir a compactação e erosão do solo, melhorando a sua permeabilidade.

quinta-feira, 10 de março de 2011

"Estradas eléctricas"



Em 2008, dois jovens mestrandos de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), Francisco Duarte e Filipe Casimiro, inventaram um sistema inovador que, aplicado ao pavimento, permite gerar energia eléctrica a partir do movimento de pessoas e veículos sobre a sua superfície.
Segundo conta a Notícias Sábado, do Diário de Notícias, este sistema pode ser aplicado em zonas de grande circulação de pessoas ou veículos, como centros comerciais, estações de transportes públicos ou até na própria estrada. Sempre que utilizado, o sistema capta a energia cinética e transforma-a em energia eléctrica.
Com esta ideia, que foi imediatamente acarinhada pelos professores do departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, Francisco Duarte e Filipe Casimiro, hoje com 26 e 25 anos, venceram dois prémios: um organizado pelo ISCTE-IUL e MIT – Portugal Venture Competition -, no valor de cem mil euros, e outro pela EDP - Prémio Inovação/EDP Richard Branson - avaliado em cinquenta mil euros.
Através desta ajuda financeira, os dois portugueses criaram a empresa Waydip, que vai desenvolver o projecto Wayenergy. “O suporte financeiro permite-nos desenvolver os protótipos à escala real, bem como fazer o pedido internacional da patente do sistema”, explicaram os responsáveis à Notícias Sábado.
EDP, MIT e ISCTE continuam atentas ao desenvolvimento do projecto, que já foi sondado também por várias empresas, sobretudo ligadas ao sector das estradas, construção, energias renováveis e eficiência energética.
Fonte: GreenSavers